Encontre-nos no Facebook

Saiba o verdadeiro significado da Páscoa!

A Bíblia é a única fonte segura sobre este assunto. A verdadeira Páscoa foi instituída muito antes de Jesus vir ao mundo e foi comemorada para celebrar a libertação dos israelitas da escravidão de Faraó na terra do Egito, mas não somente isto. A Páscoa prefigurava o sacrifício de Cristo em nosso favor.

Portanto, é essencial compreendermos a relação da primeira páscoa com a instituição da Ceia por Cristo, quando Ele mesmo a celebrou antes de ir à cruz como o sacrifício vivo e perfeito por nossos pecados.

A  páscoa foi instituída por Deus para Israel. E o significado desta festa se encontra em Êxodo 12:26,27: "Quando, pois, tiverdes entrado na terra que o Senhor vos dará, como tem prometido, guardareis este culto. E quando vossos filhos vos perguntarem: Que quereis dizer com este culto? Respondereis: Este é o sacrifício da páscoa do Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriram os Egípcios, e livrou as nossas casas."

O significado da páscoa também é a da libertação do jugo dos egípcios Êxodo 12:42: "Esta é uma noite que se deve guardar ao Senhor, porque os tirou da terra do Egito...".

Em Êxodo 12.15 diz que naquela noite memorável os hebreus comeram a páscoa com cordeiro acompanhado de pão ázimo (sem fermento) e ervas amargas. Estas ervas simbolizavam o sofrimento deles sob a jugo de Faraó.

Também em Números 9:1-2 diz: “E falou o Senhor a Moisés no deserto de Sinai, no ano segundo da sua saída da terra do Egito, no primeiro mês, dizendo: Celebrem os filhos de Israel a páscoa a seu tempo determinado.”

Não foi coincidência, mas já estava planejado pelo próprio Deus, que o Senhor Jesus seria entregue para o sacrificado durante a Páscoa dos judeus. O Senhor Jesus é o verdadeiro sentido da Páscoa.“Tendo Jesus acabado todos estes ensinamentos, disse a seus discípulos: Sabeis que, daqui a dois dias, celebrar-se-á a Páscoa; e o Filho do Homem será entregue para ser crucificado.” Mateus 26.1,2

Antes de seu sacrifício na cruz o Senhor Jesus celebrou a Páscoa com seus discípulos. Em Lucas 22.14-16 lemos assim: “ Chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos. E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento. Pois vos digo que nunca mais a comerei, até que ela se cumpra no reino de Deus”

Cristo deixou claro que o símbolo do cordeiro pascal era Ele. João Batista já havia proclamado publicamente sobre Jesus: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.” João 1.29

Cristo usou pão e vinho para simbolizar seu sacrifício: Em Lucas 22.19,20 lemos: “E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.”

O profeta Isaías já tinha profetizado sobre o sacrifício do Senhor Cristo, como o Cordeiro de Deus: " Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.” Isaías 53.7

“Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi transpassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” Isaías 53.4,5

A Verdade Vos Libertará
Fonte: Luz Para Viver

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...